PROJETO SERRA LESTE, EM CURIONÓPOLIS ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS
- UM PROJETO DA VALE
- 21 de ago. de 2015
- 1 min de leitura

O projeto Serra Leste, da Vale, localizado no município de Curionópolis deve fechar nos próximos dias. No dia 18 deste mês a mineradora colocou em férias coletivas cerca de 300 funcionários. Os trabalhadores remanescentes que moram em Parauapebas serão relocados em projetos adjacentes como: Ferro Carajás, Manganês, Salobo, Sossego e até o S11D.
Já os funcionários residentes em Curionópolis serão desligados da empresa. Esse duro "golpe" está sendo provocado por um impasse entre Vale e governo do estado, já que a secretaria estadual de meio ambiente não liberou a licença de expansão do projeto Serra Leste.

ALTERNATIVA
Por outro lado já existe uma pequena válvula de escape para os trabalhadores. O projeto de cobre da mineradora Avanco, que lançou recentemente a planta da base da empresa próximo à mina, localizada no próprio município de Curionópolis.

Porém o acesso à mina é neste momento realizado pela PA-160 e o escritório da empresa está na entrada de Parauapebas.
Nesta semana aconteceu uma reunião com a comunidade e representantes da empresa para viabilizar essa que alternativa, para que a mineradora Avanco se instale em Curionópolis e contrate a mão de obra da cidade que deverá ser dispensada pela Vale.
Para tanta será preciso convencer os fazendeiros que cercam a área da mina para facilitar o acesso por Curionópolis.
Commentaires