Serviços de saúde beneficiam moradores do Residencial dos Minérios
- ASCOM PMP
- 1 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Vacinas contra a Poliomielite, HPV, Tríplice Viral, Pentavalente, Hepatite A e Gripe foram disponibilizadas aos moradores do Residencial dos Minérios na manhã de sexta-feira (28) durante ação do Projeto de Trabalho Social (PTS), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e empresa Eco Consultoria naquela localidade.
Outros serviços como coleta de PCCU, exame clínico de Hanseníase e DSTs/Aids, Sífilis, Hepatite C, aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia também foram oferecidos. Há três anos morando no residencial, Rosângela dos Santos Lima, de 37 anos, aproveitou a ação para levar a filha, Vitória Jamily Lima Oliveira, de 12, para receber a segunda dose da vacina contra o HPV. “É muito bom ter esse tipo de ação, pois nos ajuda muito”, disse.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a equipe do Departamento de Vigilância em Saúde se fez presente à ação. Segundo o diretor do departamento, Marcelo Monteiro, a procura por vacinas foi intensa. “Estamos com todas as vacinas e a meta é atender a comunidade com 400 doses”, completou.
O Departamento de Vigilância Ambiental despertou a atenção da criançada com a exposição de larvas do mosquito da dengue Aedes aegypti, as quais puderam ser visualizadas através de microscópio. O serviço odontológico também reuniu considerável público pela oferta coletiva de prevenção e higienização bucal. “Estamos oferecendo, além de orientação de higienização bucal, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor”, informou o dentista José Olegário Ramalho Rocha. Ao final da higienização, as crianças receberam kits com escova e creme dental.
A assistente social da Sehab, Zita Maria Bogea, coordenadora do PTS, lembra que as ações do projeto iniciaram no mês de março deste ano e serão concluídas neste mês de setembro. “Uma minibiblioteca será montada aqui no residencial e os moradores também terão a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes, que serão ministrados pelo Senai”, destacou.
A assistente social, Márcia Barros, da Eco Consultoria, explicou que a empresa vai adquirir livros de literatura infanto-juvenil e realizará uma campanha com os moradores. “Vamos envolver os moradores para que eles também participem da campanha e doem livros”, disse, acrescentando que os próprios moradores serão os responsáveis, futuramente, por desenvolver e cuidar da miniblioteca.
O PTS faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e tem por objetivo desenvolver ações sociais para o convívio em comunidade, proporcionando, aos moradores, informações e orientações sobre organização e mobilização comunitária, geração de trabalho e renda, educação sanitária, ambiental e patrimonial.
Texto: Jéssica Borges I Ascom PMP
Fotos: Irisvelton Silva


Comentários