PARAUAPEBAS NÃO, MAS XINGUARA ADERE A PARALISAÇÃO DA AMATCARAJÁS
- AMBOS SÃO ALIADOS DE JATENE
- 16 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Diferente de Parauapebas, a prefeitura de Xinguara, que tem à frente Osvaldinho Assunção, que assim como Valmir mariano, é aliado do governador do estado Simão Jatene, determinou que a prefeitura também paralizasse suas atividades.
Por tanto secretarias e escolas municipais fecharam as portas nesta quarta-feira (16), em apoio à paralisação promovida pela AMAT (Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás). Ficando funcionando os serviços de emergência e urgência ( UPA, SAMU e Hospital Municipal), e as ações de limpeza urbana.
A decisão de paralisar as atividades é para tentar sensibilizar o governo federal e estadual em relação à situação critica vivida pelos municípios. O objetivo é mostrar que as prefeituras não têm mais condições financeiras de manter as responsabilidades transferidas nos últimos anos pelos governos aos municípios.
A queda nos repasses do Estado e da União está afetando todas as prefeituras, por isso, Xinguara, também estará junto com as demais cidades para cobrar soluções que aliviem os cofres municipais. Segundo o prefeito Osvaldinho Assunção, a situação está insustentável, os recursos cada vez menores e despesas maiores. Da forma como estamos indo não vamos conseguir cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além da queda de 38% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a maioria dos 38 prefeitos que compõem reclamam do atraso por parte do governo federal e estadual de repasses para serviços da Assistência Básica de Saúde, repasse de convênio compatíveis e da educação para merenda escolar, transporte escolar entre outros.
Em Parauapebas o assunto de PARALISAÇÃO é quase proibido.
A impressão que dá é que apesar de todas as dificuldades que passa a cidade, é que para o prefeito está às mil maravilhas.
Agora nos resta saber até quando essa ilusão vai perdurar?
コメント