top of page

OS VIRA-BOSTAS NA POLITICA

Todas as colocações tem seu valor. Insisto no fato de que cultivamos em nosso país a cultura do estado parasita. Tudo que o estado conseguir extorquir do cidadão, para mal e mais gastar, assim ele fará. Escrevi ontem sobre um pássaro chamado vira-bosta. “Molothrus bonariensis”, esse é o nome científico. A cultura de sobrevivência do meio político é idêntica á do vira-bosta. É uma ave do Brasil, nada pejorativo, ela existe mesmo. Ela põe seus ovos no ninho de outras aves. Além de colocar seus ovos num ninho que não é seu, faz com que a ave dona do ninho choque os seus ovos, digamos intrusos. Uma ave parasitária. Da mesma forma que os corruptos, parasitam o lugar dos que tem mérito, ficando o serviço público e contribuintes com o encargo de alimentar e perpetuar esta espécie de gente .

Esse passarinho vira-bosta é tão terrível, que, ao ocupar o espaço alheio prevê que os seus filhotes chocarão um ou dois dias antes, quebrando a casca do ovo mais cedo que os filhotes verdadeiros da dona do ninho. Dessa forma são alimentados pela, enganada, mãe adotiva, primeiros. Quando os verdadeiros filhotes dessas nascem, não tem chance de concorrer com os filhotes de vira-bosta já grandinhos. Ou são jogados para fora do ninho ou morrem de fome. Não há paralelo melhor com os corruptos nossos do dia-a-dia.

É o caso da nossa administração municipal atual e de seus “cleptocratas” adjuntos, que fazem do hábito de parasitar a sua própria forma de viver. Inventar moda para cobrar mais tributos é uma forma dissimulada de angariar fundos para encher o papo da máquina e consequentemente dos vira-bostas, quero dizer corruptos, que conduzem a coisa pública. Quando votamos, chocamos esses ovos; quando assumem o mandato, nascem esses parasitas e chutam-nos do ninho, sugando tudo que podem( não é preciso enumerar as modalidades de roubo nas diversas secretarias ). Uma tragédia "pássara". Nossa desgraça bem humana.

VIRA-BOSTA

O vira-bosta é conhecido pelo hábito de colocar seus ovos no ninho de outras aves, para que as mesmas possam chocá-los, criá-los e alimentá-los como filhotes. Por isso acabou virando sinônimo de aproveitador.

São diversas as espécies parceiras do vira-bosta, mas a mais comum de se ver alimentando um filhote desta ave é o Tico-tico (Zonotrichia capensis), que é uma ave comum nas cidades. Registros de Tiê-Sangue (Ramphocelus bresilius), Tiê-preto(Tachyphonus coronatus), Cardeal (Paroaria coronata) dentre tantos outros também já foram feitos.

TEXTO: DR. HIPÓLITO REIS


Por Trás do Blog
Laércio de Castro
bottom of page